O deputado federal Weliton Prado anunciou a construção de um dos mais modernos centros de reabilitação do mundo na cidade de Uberlândia. A unidade será 100% pelo SUS, totalmente gratuita, e atenderá uma ampla gama de pacientes — das crianças, jovens, idosos, neurodivergentes, autistas, até às vítimas de acidentes — sendo uma referência tanto para a região quanto para outros estados.
Weliton Prado fez um importante reconhecimento ao histórico de lutas de Frank Barroso, principalmente na defesa da mobilidade urbana, mostrando como ele é um porta-voz das comunidades que vêm sendo deixadas à margem. “Frank, primeiro eu queria reconhecer o seu histórico de luta, principalmente em defesa da mobilidade urbana, pensando nas pessoas”, disse o parlamentar, destacando o envolvimento de Frank nas causas públicas que ajudam a dar assistência às populações que mais precisam.
De acordo com o deputado, o centro será um espaço médico de última geração, destinado à reabilitação física, auditiva, visual e intelectual. Ele será equipado com próteses, uma impressora 3D, tratamento para autistas, neurodivergentes, portadores de diferentes deficiências, assim como para pessoas que sofreram acidentes, fraturas, trauma raquimedular ou qualquer situação que tenha comprometido suas habilidades motoras e sensoriais. A unidade permitirá que esses pacientes recuperem a possibilidade de se mover, se expressar, se inserir na sociedade e retomar suas atividades pessoais e profissionais.
Weliton Prado enfatizou que serão investidos R$ 52 milhões, fruto de emendas de sua autoria, para dar assistência humanizada e de qualidade às comunidades. “A área já foi doada e as obras devem se iniciar em breve. Vai ser um dos centros mais modernos do mundo, a marca do Hospital do Amor”, disse ele, acrescentando que o serviço será realizado pelo Hospital do Amor, que é referência no tratamento de câncer, pelo atendimento humanizado, pelo uso de tecnologias de ponta e pelo compromisso com o paciente.
Ele enfatizou que o centro será um lugar onde serão resgatadas a autonomia, a dignidade e a qualidade de vida de muitos habitantes de Uberlândia — sendo um espaço destinado tanto às pessoas com deficiências já instaladas quanto às que vêm a apresentar sequelas, principalmente em razão de um acidente, um trauma ou uma doença neurológica.
Com essa nova unidade, Uberlândia se torna um pólo de assistência médico-reabilitativa, aumentando o acesso de milhares de cidadãos a um atendimento especializado, humanizado e de última geração.
Frank Barroso é o coordenador do Movimento Cidade Futura, um dos nomes mais engajados nas lutas pelas comunidades de Uberlândia. Ele ficou deficiente depois de um grave acidente enquanto pedalava na Avenida Suíça, no Bairro Tibery, em 04 de maio de 2023 — um evento que transformou a sua vida, aumentando ainda mais seu envolvimento nas causas das pessoas que precisam de assistência, apoio e tratamento médico.
Com um histórico de parceria nas lutas por um trânsito seguro, pelo acessibilidade universal, pelas ciclovias e pelo direito a um transporte público de qualidade e gratuito, Frank é um porta-voz importante nas comunidades, sendo uma referência na construção de uma cidade mais justa, acolhedora e humanizada para todos.