Compostagem doméstica

Compostagem doméstica

O que é a compostagem?

A compostagem pode ser efetuada no recreio das escolas, permitindo a utilização direta do composto no jardim.

Não podem ser colocados no composto materiais como o plástico, o vidro, as baterias, os têxteis, os óleos, as tintas, os produtos químicos em geral, o alumínio, os entulhos, as fraldas, as fezes e o papel colorido.

De uma maneira geral, podem ser utilizados todo o tipo de resíduos vegetais e animais, tais como resíduos de jardim e restos de alimentos. No entanto, existem algumas folhas e restos de árvores que são difíceis de compostar, porque são muito ácidas tais como o choupo, o eucalipto, a oliveira e o pinheiro.

As aparas de relva devem ser colocadas somente quando estiverem quase secas, e devem ser misturadas com outros materiais, pois podem absorver muita água e ganhar bolor.

As aparas de sebes e de árvores devem ser guardadas no jardim e ser colocadas apenas quando for necessário tornar o composto mais solto, para aumentar o arejamento, uma vez que são dificilmente degradáveis.

A temperatura na pilha de compostagem vai aumentando, o que significa que os microrganismos estão a atuar e a degradar a matéria orgânica (quanto maior a pilha melhor decorre o processo).

Se o composto se encontrar demasiado úmido vai dar origem à sua compactação e impedir a entrada de oxigênio, originando maus cheiros. O recipiente da compostagem deve encontrar-se em contacto com a terra, por forma a permitir que a água se possa infiltrar quando chove. Nestas condições, as minhocas e outros organismos vão acelerar a degradação da matéria orgânica e a sua transformação em húmus, rico para o solo.

Separação dos resíduos

Os funcionários da cantina e o jardineiro da escola podem colaborar na separação dos resíduos orgânicos. Deve ser colocado um contentor fechado no refeitório para deposição dos restos alimentares.

As pessoas que vão despejar os resíduos na pilha de composto devem estar numa lista, por forma a ser rotativo. É importante que o jardineiro coloque aparas de relva ou ramos de arbustos na pilha de compostagem.

C) Compostagem na escola onde e como fazer

Para fazer a compostagem é necessário ter um recipiente, que pode ser feito com ripas de madeira, semelhante a uma caixa de fruta com aberturas de lado que permitem a entrada de ar. O recipiente deve ter cerca de 1m2 de área e 1m de altura.

O recipiente para a compostagem deve ser colocado num lugar com as seguintes condições:

O local deve estar protegido do sol e do vento;

Localizado em contacto com a terra por forma a permitir que a água possa infiltrar-se quando chove e que as minhocas e outros pequenos organismos possam contatar com a matéria orgânica, ajudando à sua degradação e transformação em húmus rico para o solo.

Compartilhe:

CIDADE FUTURA

Atua pelo meio ambiente, mobilidade urbana, acessibilidade e pela culturada bicicleta.