Date: 08 jan 2014
Cat: Projetos

Mobilização pelo Parque

do Córrego Bons Olhos

Ações envolveram a comunidade no engajamento que transformaram a realidade.



Detalhe do Projeto

O Movimento Cidade Futura promoveu anos de 2011 a 2014 o projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social na Área de Preservação Permanente do Córrego Bons Olhos, que envolveu a comunidade em várias ações.

O objetivo das ações promovidas pelo do Movimento Cidade Futura é de sensibilizar os moradores e os poderes públicos pela construção do Parque na APP do Córrego Bons Olhos, que beneficiará não apenas os moradores do bairro, “Cidade Jardim”, mas  toda a cidade de Uberlândia, gerando maior qualidade de vida.

Foram realizadas diversas ações em prol de melhorias na APP do córrego Bons Olhos e maior qualidade ambiental para os moradores do entorno. Foi no ano de 2011 que a Associação de Moradores do bairro procurou o Movimento Cidade Futura, para ajuda-los nas ações que se deram por meio de reuniões, mobilização social, caminhadas ecológicas, limpeza do córrego, plantio de mudas, reunião com prefeito e secretários, as ações com o movimento cidade futura foram realizadas nos anos 2012-2014, na tentativa de chamar atenção das autoridades da importância em se preservar a APP do córrego Bons Olhos.

O envolvimento da comunidade é ponto chave no estabelecimento de ações que trate do Plano de Controle da Drenagem e as ações coletivas em prol de melhorias para todos (a) merece destaque o estímulo à participação e o envolvimento da comunidade na tomada de decisões e na manutenção do sistema. Programas educativos na forma de mesas-redondas, debates, campanhas etc., ajudam a aumentar o nível de conscientização, estimulando o envolvimento nas questões ambientais e modificando padrões de conduta não sustentáveis de uso da água. A realização de campanhas com a distribuição de material informativo sempre traz resultados positivos e foi perceptível o envolvimento da comunidade.

.