NOSSOS VALORES

Cuide do meio ambiente

Todos nós temos valores e princípios. Algumas pessoas, no entanto, não se importam com isso. Nós do Movimento Cidade Futura entendemos que ter valores saudáveis e princípios é uma questão de humanismo e harmonia com a natureza. Devido ao fato de que eles são associados com a dignidade, sentido e desejo, os valores são a fonte primeira de motivação na vida das pessoas. Valores compartilhados são considerados o fundamento da ética, da comunidade e da cultura. Quando os valores das pessoas são alcançados ou correspondidos, elas têm uma sensação de satisfação, harmonia, ou empatia. Quando seus valores não são alcançados ou correspondidos, as pessoas geralmente sentem-se insatisfeitas, incongruentes ou violadas.

Os valores operam juntamente com as crenças, para dar significado e motivação às nossas vidas. Eles se referem ao porque nós pensamos o que pensamos e fazemos o que fazemos. Os valores e as crenças dão suporte à identidade e à missão de um indivíduo ou organização, e oferecem o reforço (motivação e permissão) que promove ou inibe as capacidades e comportamentos em particular. Uma determinada identidade ou papel, por exemplo, são associados a diversos valores e crenças essenciais. Estes, por sua vez, são apoiados por uma série de habilidades e capacidades necessárias para manifestar determinados valores e crenças como ações, num determinado ambiente ou contexto.

Esperamos que cada membro do Movimento Cidade Futura possa compartilhar com todo o grupo alguns de seus próprios valores essenciais; principalmente aqueles que se referem à sua “missão” ou “chamado” em relação à  participação e construção coletivas. Em outras palavras, responder às perguntas:

 “Por que eu estou pessoalmente envolvido com o Movimento Cidade Futura?”

 “Por que a minha participação é importante?”

 “Qual é a contribuição devo dar para o Movimento Cidade Futura?”

Quem é filiado, conhece nossos Manifestos. Um deles trata dos princípios éticos.

Agora apresentamos este texto, que com a ajuda de todos, poderá ser nosso tratado de valores. Apresentamos doze valores essenciais da comunidade Movimento Cidade Futura.

Os doze valores mais importantes (e indicadores de comportamento que sugerimos que todos membros os acompanhem) estão relacionados abaixo, de acordo com a hierarquia de importância que lhes foi atribuída como um todo. Definimos isso por meio de um resumo da avaliação dada a cada valor pelas experiências psicológicas e culturais. Não temos intenção de propor concepções morais.

1.Praticidade: Ser pragmático e orientado para o objetivo. Procurar fazer uma diferença. Focalizar as aplicações práticas. Usar todos os recursos disponíveis para alcançar o objetivo. Pensar e agir tendo em mente a finalidade. Satisfazer as necessidades de maneira orientada para o objetivo e possível de ser testada. Dividir em passos práticos e passíveis de serem testados.

2.Integridade:  Fazer o que recomenda. Ter congruência na linguagem e na ação. Ter alinhamento entre as próprias crenças e valores e o comportamento. Agir a partir dos próprios valores essenciais. Integrar todos os aspectos de quem somos. Estar cientes de nossos processos internos e crenças e comportar-nos de forma congruente com eles. Ser verdadeiros em nossas ações.

3.Respeito: Reconhecer os limites pessoais. Honrar o potencial existente na outra pessoa. Ouvir e dar espaço às necessidades e expectativas do outro. Dar a todas as pessoas espaço e tempo iguais. Pedir permissão. Manter uma consideração positiva incondicional para com os outros. Honrar as contribuições exclusivas de cada pessoa.

4.Ecologia: Trabalhar sempre visando o resultado bem formulado da outra pessoa. Responder aos nossos próprios sinais de congruência. Ser sistematicamente orientado. Considerar as conseqüências de nossas ações. Respeitar a intenção positiva. Procurar intensamente resultados equilibrados. Procurar manter um equilíbrio saudável entre todos os sistemas. Considerar nosso impacto sobre o sistema superior.

5.Criatividade: Ser os construtores livres de nossas próprias vidas. Desenvolver erros bem formulados. Estar abertos para possibilidades. Não aceitar o dado como dado. Encontrar novas perguntas. Fazer novos modelos. Encontrar novas maneiras de alcançar um objetivo. Encorajar os outros a expressarem e compartilharem seus sonhos mais íntimos. Desafiar constantemente a maneira como fazemos as coisas e inovar com possibilidades novas.

6.Amor (Universal): Colocar-se no lugar dos outros. Colocando-se no lugar dos outros, conectar-se com a fonte de energia profunda que há dentro deles. Sentir e mostrar compaixão pelos outros. Aceitar os outros como eles são. Oferecer um espaço onde alguma coisa possa mudar. Valorizar a nós mesmos, e valorizar os outros da mesma maneira. “Ver” e reconhecer o melhor nos outros. Optar por investir no bem-estar dos outros.

7.Liberdade: Poder escolher. Acrescentar mais opções. Ser capaz de escolher. Permitir que os outros façam suas próprias escolhas. Declarar nossos pensamentos e sentimentos sem medo da retribuição. Honrar o direito das pessoas ao seu desenvolvimento pessoal.

8.Diversidade: Não ter medo da diferença. Acolher o desafio da diferença. Ver valor em todos os mapas do mundo. Reconhecer, honrar e valorizar as diferenças dos outros. Aceitar estilos diferentes. Incluir perspectivas diferentes. Respeitar as diferentes culturas.

9.Elegância: Procurar o caminho mais curto e mais simples para alcançar um resultado. Procurar a beleza e a simplicidade. Agir com graça. Procurar o caminho e as ferramentas que nos permitem realizar o máximo com o mínimo esforço.

10.Profissionalismo: Trabalhar com competência, criatividade e alegria. Observar com precisão. Estabelecer altos padrões. Conhecer nossos limites. Modelar a excelência. Ser congruente, claro e habilidoso sempre, em qualquer contexto em que estejamos representando o Movimento Cidade Futura. Saber o que estamos fazendo, e fazer aquilo que sabemos. Ser capazes de demonstrar todas as habilidades. Manter-se sempre aprendendo.

11.Flexibilidade: Ter mais possibilidades de comportamento. Ter mais instrumentos de trabalho. Ser capazes de desapegar-nos de nossa última descoberta. Ter uma série de caminhos para alcançar um objetivo. Ser aberto à mudança e acréscimo provindo de influências externas. Adaptar-nos a pessoas e situações diferentes. Ser capazes de ajustar e adaptar-nos a situações inesperadas. Utilizar e reagir adequadamente ao retorno que recebemos.

12.Criar uma Comunidade com Arte: Promover laços e amizade para projetos futuros em conjunto. Ter preocupação com o “nós”. Agir a serviço de outros. Valorizar os dons de cada pessoa. Criar afiliação e associação que incorporem a vasta variedade de aspectos da expressão humana. Ligar-se às pessoas como nossos semelhantes.

Outros valores notáveis incluem:

Curiosidade/Aventura: Ter prazer em “desconhecer” e permanecer o tempo suficiente para fazer descobertas em nível mais alto.

Diversão / Bom Humor: Não levar a sério o que é profundamente sério. Gostar uns dos outros e do que fazemos.

Autenticidade: Ser nós mesmos. Compartilhar nossa própria experiência interior honestamente com os outros.

 É necessário lembrar que estes não são preceitos éticos ou  doutrinas morais rígidas (nos modelos “deve” e “precisa”). Ao invés disso, são princípios orientadores que aspiramos por em prática mais consistentemente em nossas interações pessoais e profissionais.

Esta é a diferença do Movimento Cidade Futura: queremos construir novos valores em nós mesmos para que possamos fazer o mundo melhor a partir do que podemos ser de melhor para com nossos semelhantes.

Obviamente não inventamos esses valores. Só estamos reunindo-os em buscar de criar uma cultura nova com unidade em nosso movimento por uma cidade melhor.

SE VOCÊ ACEITA OU DESEJA CONSTRUIR ESTES VALORES, VENHA PARTICIPAR DO MOVIMENTO CIDADE FUTURA.

Compartilhe:

CIDADE FUTURA

Atua pelo meio ambiente, mobilidade urbana, acessibilidade e pela culturada bicicleta.